NUMERO DE VISITAS

REFLEXÃO DE UM ABIÃ

São textos criados como reflexão sobre o ser humano e seus mitos. Com um olhar peculiar de quem vem procurando caminhos e explicações sobre a existência através da diversidade. Difundir esses textos via rede, foi um apelo de alguns amigos que acatei com muito cariinho, e me servira como laboratório para projetos maiores, portanto espero que gostem, façam seus comentários, indique a outros amigos ampliando a rede para que os textos ajudem de alguma forma aqueles que como eu, procura ler e reler caminhos trilhados.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Os Workshops “Bioenergética e o teatro” e “Ação dramática e Idéia Central”


CAOS8- COMPANHIA DE ARTE OSTENSIVA
Apresenta:
Os Workshops
“Bioenergética e o teatro”
E
“Ação dramática e Idéia Central”

QUEM SOMOS

O grupo teatral CAOS8 DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO "nasce" em 1998 como uma Cia de teatro e os primeiros espetáculos, que caminham em direção a um grande desafio: a responsabilidade de formadores de opinião mesclada ao exercício do espírito crítico.
Em 2000, o grupo, patrocinado pela Ericsson Telecomunicações SA, cria o projeto ARTE NA AACD, cujo objetivo principal é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e inserção social de crianças portadoras de deficiência.
Com o decorrer dos anos passou a se dedicar ao que denomina como arte com responsabilidade social, dimensionando novos públicos e usando da generosidade dessa arte para conscientizar, e mostrar caminhos para uma cidadania sólida. A partir de 2006, cria um projeto de educação empresarial, aonde teatro vem derrubando paradigmas e colaborando na melhor qualidade de vida dos funcionários das empresas. Hoje nos dedicamos à formatação de projetos, sociais e estudos, sobre o terceiro setor, gestão e empreendimento, parcerias, procurando a melhor forma de integrar e interagir com a sociedade..

APRESENTAÇÃO


Dentre os projetos desenvolvidos pelo grupo CAOS8, temos oficinas e Workshops destinados a todas as pessoas que buscam um autoconhecimento, através de jogos teatrais. Cada participante tem a possibilidade de descobrir-se como ser social. È o teatro colaborando com a integração social e resgate da auto-estima.
Os Workshops: “Bioenergética e o teatro” e “Ação dramática e Idéia Central” são dois trabalhos de técnicas distintas que visa abrir novas possibilidades de apreender a arte do ator. Dirigido a grupos de teatros amadores preocupados com novas possibilidades do fazer teatro e para pessoas (não atores) que buscam enriquecimento pessoal e para profissionais que vêem nas artes ferramentas para aplicarem em suas empresas como dinâmica de grupo e trabalhos de motivação de equipe o que denominamos como Educação Empresarial.

OBJETIVO

Esses Workshops visam fomentar um grupo de interessados em proporcionar uma melhor qualidade de vida ao próximo, tendo como argumento inicial o teatro. O objetivo é estimulá-los ao trabalho em equipe desenvolvido num processo teatral, a colaboração, o saber ouvir, saber organizar idéias, e conviver com a diversidade, são instrumentos imprescindíveis para a melhoria da qualidade de vida de qualquer pessoa. Portanto essa iniciativa é um inicio de formação de indivíduos cônscios do mundo em que vivem, através do conhecimento da linguagem do corpo e trabalho em equipe.

OBJETIVO ESPECIFICO

Apresentar novas técnicas a grupos de teatro
O teatro como porta voz, das ambições de mudanças e conscientização
Usar linguagem do corpo como forma de expressão
Formar uma estrutura dramática para apresentação de trabalhos
Novas técnicas para performance do ator
· Perceber o corpo e o movimento como forma de linguagem
· Constatar as qualidades de movimentos que se tem no dia a dia
· Verificar as dificuldades individuais de integrar-se ao coletivo
· Exercícios e Técnicas de integração de grupo

PROGRAMA
Bioenergética e o teatro
Um trabalho de com base na conscientização e na linguagem do corpo, “O corpo fala”. É cada vez maior o numero de pessoas interessadas em ampliar suas possibilidades de experiência, em desenvolver novos sentidos para suas vidas, em aumentar sua capacidade de contato consigo mesmas, com os outros e com os acontecimentos.
Embora seja dedicado a atores em formação, com base no enriquecimento pessoal e atualização de técnicas de expressão, esse workshop vem suprir o interesse crescente do público em geral pelas contribuições que o teatro vem dando a outros setores, como treinamento em empresas pelo enriquecimento que tem a oferecer à melhoria da qualidade de vida do homem atual.
Formato:
Tempo: 4hs (Quatro Horas)
Recomendações: Roupas adequadas ao movimento corporal
Público Alvo: Atores, Profissionais de RH, e todas as pessoas interessadas em trabalhos de autoconhecimento.
Faixa Etária: Acima de 16 anos.

Ação dramática e Idéia Central
Esse workshop visa passar técnicas de estrutura dramática de uma forma prática e dinâmica, e como transformar de forma rápida uma pequena história em ação dramática, mostrando facilitadores dentro da estrutura de texto, ancorado em ferramentas que auxiliam na comunicação do contexto apresentado.
Portanto torna-se um instrumento valioso para o mapeamento do texto escolhido, no caso de grupos de teatro amador e também para professores de escolas que se interessam em desenvolver teatro com seus alunos e geralmente prejudicado por trabalham num período geralmente insuficiente e com crianças sem experiência alguma de palco. Esse trabalho visa apresentar técnicas que fazem de uma simples estória, (literatura) ser apresentado com bases em técnicas de dramaturgia.
Tempo: 4h (Quatro Horas)
Recomendações: Roupas adequadas ao movimento corporal
Público Alvo: Atores Amadores, Professores do ensino fundamental, e todas as pessoas interessadas em artes cênicas.
Faixa Etária: Acima de 16 anos.

coordenador:

Sérgio Cumino.
Ator, Diretor Teatral – poeta, e atua na formatação de projetos de cunho social para Terceiro Setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário